logo.jpg

Consultoria é a atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade.

É um serviço de aconselhamento contratado por organizações junto a pessoas qualificadas e especialmente treinadas para lhes dar, de uma forma objetiva e independente, a possibilidade de identificar problemas gerenciais, analisar esses problemas, encontrar a seguir soluções recomendadas pela consultoria e, por fim, eventualmente, conseguir ajuda para implementação dessas soluções ", (QUINTELA, 1994)

 

Etapas da Consultoria:

                                        

                                         BLOCO I

  1. Diagnóstico Situacional: Mapeamento dos pontos fortes e fracos da instituição, análise de SWOT ou FOFA, está etapa se inicia com a coleta de dados, junto aos colaboradores e demais personagens importantes para a empresa. Desenhando os principais pontos e mais críticos a serem trabalhados, tanto no âmbito da Gestão do Negócio, Processos, Pessoas e Infraestrutura.

 

  1. Efetuar uma síntese das análises internas e externas; com as informações colhidas, realiza-se um consolidado para apresentação posterior.

 

 

  1. Identificar elementos chave para a gestão da empresa, o que implica estabelecer prioridades de atuação; aqui define-se quais frentes serão abordadas com prioridades, e quais pessoas trabalharão nisto.

                                                                                       BLOCO II

 

4 - Preparar opções estratégicas: Riscos/Problemas a resolver. Com a equipe de frente definida, é hora de mostrar os verdadeiros riscos e o que se tem para corrigir e atuar na causa da falha.

 

  1. Reuniões de alinhamento/empoderamento com a alta gestão e equipe, individual ou coletiva. Agora é o momento de aparar as arestas e cada um assumir suas responsabilidades, tanto colaborador quanto gestor.

 

 

  1. Auxilio na definição das peças do jogo e no início das atividades. O consultor colabora com o gestor na definição das melhores pessoas para as melhores atividades, conforme definição de perfil de cada um.

 

 

BLOCO III

 

  1. Monitoramento da execução das atividades propostas. Na penúltima etapa da consultoria, é verificado se as atividades propostas estão sendo realizadas e se estão a contento do programado, e realizado os devidos ajustes, girando o ciclo.

 

  1. Definição, implantação e monitoramento de indicadores de performance. Com os processos em amadurecimento, é realizado junto ao gestor, a definição e implantação de mecanismos de monitoramento, como indicadores, para que o mesmo possa rodar o ciclo de melhoria e ampliar os resultados ainda mais.